É inevitável: envelhecer traz consigo mudanças na saúde e na aparência, as quais estamos sempre tentando amenizar e reverter com procedimentos médicos variados. Não há problema algum em ficar mais velho, mas se pudermos suavizar os efeitos do tempo, é muito melhor. Para isso saber como recuperar o colágeno do rosto é crucial.
Ele tem papel primordial no rejuvenescimento, mas a maioria dos pacientes que buscam soluções em procedimentos estéticos não sabe o que ele é e quais são os efeitos e impactos na saúde e na aparência da pele do rosto.
Afinal de contas, o que é o colágeno? Existe maneira de “recuperá-lo”, ou, mais corretamente, estimular a produção e retardar suas perdas? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse artigo, com o objetivo de auxiliá-lo a ter uma pele saudável e sem realizar procedimentos invasivos.
O que é o colágeno?
O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo de todos os seres humanos, a qual, entre outras coisas, é responsável pela elasticidade da pele. Seres humanos começam a perdê-la no começo da vida adulta, com o processo se acelerando próximo da terceira idade.
Do ponto de vista estético, é o colágeno que proporciona uma aparência jovial e sem rugas. Embora a perda dessa proteína seja inevitável, a rapidez com a qual isso acontece (e com que frequência o organismo renova sua produção) pode ser influenciada por fatores externos.
5 dicas para estimular a produção do colágeno no rosto e retardar suas perdas
Agora que você já sabe o que é o colágeno, vamos explorar 5 dicas para estimular a sua produção e retardar a perda. A lista abaixo contém um mix de soluções não clínicas e clínicas para melhorar a saúde e aparência da pele, mas todas de cunho não cirúrgico e não invasivo.
1 – Protetor solar, sempre!
Os benefícios da vitamina D são indiscutíveis, mas isso não significa que o sol não traga prejuízos para a aparência e para a saúde da pele. Quanto mais sol você pega sem proteção, mais rápido a sua pele envelhecerá, o que é o oposto do efeito proporcionado pelo colágeno.
Independentemente se você já passou por procedimentos estéticos como o lifting facial não cirúrgico, o uso do protetor solar é indispensável. Mesmo quem vive em cidades com pouco sol faz bem em se proteger com fatores mais baixos, sempre priorizando a saúde da pele.
2 – Procedimentos de ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado é um procedimento estético que incentiva a produção de colágeno no rosto a partir de pequenas inflamações na pele, as quais fazem com que o organismo renove essa proteína no rosto. Ou seja: o novo colágeno é produzido de maneira completamente natural.
A tecnologia Liftera é um exemplo de ultrassom microfocado que realiza exatamente o processo descrito acima, sem dores e desconforto aos pacientes. Para quem busca soluções clínicas não invasivas e sem caráter cirúrgico, o procedimento é extremamente recomendado.
3 – Alimentação rica em proteínas
Já que o colágeno é uma proteína do próprio corpo, significa que, para ser sintetizado, ele conta com recursos do organismo. Recursos esses que nós entregamos ao nosso corpo a partir de uma alimentação saudável e rica em proteínas.
Dentre os alimentos ricos em colágeno, nós podemos mencionar as carnes de boi, de frango e de peixe, brócolis, feijão, frutas cítricas e frutas vermelhas e tomate. Um nutricionista pode ser consultado, a fim de desenvolver uma dieta em conjunto com os profissionais da estética.
4 – Uso de cosméticos especializados
Assim como acontece com outras soluções estéticas, existem produtos especializados para o incentivo à produção de colágeno e retardamento de suas perdas. Naturalmente, eles não possuem um efeito tão “imediato” quanto procedimentos estéticos, mas são recomendados.
Cremes, pomadas, óleos e máscaras podem ser usados com esse objetivo, sempre a partir da recomendação de um profissional da área da estética. Mesmo quem já passou por um processo cirúrgico ou não cirúrgico, como o lifting, faz bem em usar esses cosméticos.
5 – Hábitos saudáveis no dia a dia
Você provavelmente não vai se surpreender ao ouvir que hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, ajudam na produção do colágeno. De maneira similar, alguns hábitos prejudiciais, como o tabagismo, têm um efeito contrário, acelerando a perda dessa proteína.
A fim de ter a pele que deseja e evitar o envelhecimento precoce, é recomendado abandonar o cigarro e procurar viver uma vida mais saudável. Ao mesmo tempo em que a sua pele será beneficiada com isso, você também perceberá vantagens para a saúde física e psicológica.
A melhor maneira de ter uma pele do rosto jovial e saudável é combinando as soluções acima: ao mesmo tempo em que se explora as opções clínicas não invasivas, aproveita-se tudo o que uma alimentação e hábitos saudáveis são capazes de proporcionar para o nosso corpo.
Envelhecer não é (e também não precisa ser) um problema quando conhecemos boas soluções para manter a saúde e a estética da pele. Invista na sua autoestima e priorize os cuidados com o rosto, dentro e fora do espaço clínico, garantindo um rejuvenescimento facial completo.
Para isso, agende agora mesmo uma consulta com um especialista e veja como o Liftera pode te ajudar a recuperar o colágeno do rosto!