A gordura localizada e a flacidez no corpo não impactam todas as pessoas da mesma maneira. Tudo depende dos hábitos cotidianos, da idade e especialmente da genética. O que para alguns não é um problema, para outros pode significar uma grande perda na autoestima.
O “músculo do tchau” é aquele que fica localizado na parte superior e anterior do braço. Quando acenamos pra alguém ele fica exposto, o que explica ter ganhado esse apelido. A flacidez nessa área é muito comum, em especial para quem já ultrapassou uma certa idade.
Embora seja uma característica incômoda para muitos, o lado positivo é que se trata de um problema reversível! É impossível impedir o avanço do tempo, mas podemos combater a flacidez em áreas do corpo que nos incomodam e, com isso, renovar a autoestima.
Quais são as causas da flacidez no músculo do tchau?
As principais causas da flacidez no músculo do tchau são o avanço da idade e uma vida sedentária. Quando não praticamos exercícios físicos regularmente, mesmo os mais simples, a tendência é que os músculos enfraqueçam e percam a definição, algo com impacto estético.
Por outro lado, há a menor produção de colágeno, proteína que é uma das responsáveis pela firmeza da pele, o que acontece com a idade. O metabolismo vai ficando mais lento, o que causa esse efeito no corpo. Naturalmente, exercícios ajudam para que o organismo melhore.
Em suma, não é possível impedir completamente o avanço da flacidez corporal, mas existe a chance de lidar com a questão de diminuir ou eliminar o seu impacto. Isso pode ser feito com o auxílio de práticas físicas específicas ou tratamentos estéticos, sobre os quais vamos falar.
5 dicas para tonificar o músculo do tchau
Se você está procurando dicas sobre como acabar com o tchauzinho “mole” do braço, veio ao lugar certo! Nós fizemos uma lista com 5 sugestões, entre procedimentos e exercícios, que vão impactar diretamente essa característica e diminuir os efeitos negativos da flacidez.
1 – Flexão de braço
A flexão de braço é um exercício muito simples, e um que beneficia várias partes do corpo e características indesejadas, incluindo o músculo do tchau. A pessoa deve fazer uma prancha, com as pernas juntas e os braços estendidos. O corpo deve ser apoiado na palma da mão.
Em seguida, são flexionados os cotovelos, sem encostar no chão. Suba e desça em séries de 10 a 15 movimentos, divididos em partes. Para obter os melhores resultados, vale a pena conversar com profissionais da área para garantir que esteja flexível e que não se machuque.
2 – Ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado é um tipo de tratamento estético indicado para lidar com a flacidez. Sua utilização é mais frequente no rosto, mas os efeitos são igualmente satisfatórios no corpo. Como podemos imaginar, isso também inclui a flacidez nos braços e no “músculo do tchau”.
A tecnologia Liftera em ultrassom microfocado proporciona sessões confortáveis e que não pedem períodos de recuperação, já que se trata de um procedimento não invasivo. Além disso, funciona perfeitamente em conjunto com outros métodos, incluindo exercícios físicos.
3 – Tríceps no degrau
Outro exercício para fortalecer os músculos do tchauzinho é o tríceps no degrau. Ele tem em comum com as flexões o fato de que não é necessário possuir equipamentos, o que significa que você pode fazê-lo em casa. Antes de tudo, você deve realizar um alongamento do corpo.
Na prática, você deve ficar de costas para uma elevação, seja ela um degrau ou uma cadeira, e apoiar as mãos na superfície. Realize movimentos de subida e descida algumas vezes, sempre flexionando o cotovelo. Só 3 sessões de 15 já são suficientes para trabalhar o tríceps.
4 – Microagulhamento com radiofrequência
Tanto o microagulhamento quanto a radiofrequência são técnicas usadas no campo estético para entregar uma maior firmeza aos tecidos. A tecnologia SylfirmX serve tanto para lidar com a flacidez no rosto quanto no corpo, utilizando modos de ondas curtas, pulsadas ou contínuas.
Aliado à tonificação, há também a redução de estrias, melhora na textura da pele e poros e mais. Assim como é o caso do ultrassom microfocado, trata-se de um procedimento que não é invasivo e pode ser utilizado em conjunto com outros para obter os resultados perfeitos.
5 – Mudanças nos hábitos alimentares
Um elemento muito subestimado quando o assunto é a tonificação dos músculos é a alimentação. Embora todos saibam que alimentos pouco saudáveis são responsáveis pelo sobrepeso, a associação entre eles e a flacidez corporal nem sempre é citada com destaque.
A fim de dar as melhores “chances” ao seu corpo, vale muito a pena mudar seus hábitos, ter uma dieta balanceada, priorizando frutas e verduras e deixando de lado ultraprocessados, gorduras, açúcares e álcool. O tabagismo também tem um papel negativo na tonificação dos músculos.
É interessante finalizar dizendo que práticas físicas leves de musculação são muito indicadas para as mulheres, e seus efeitos positivos no corpo vão muito além de tonificar o músculo do tchau.
Unindo bons hábitos e realizando os melhores procedimentos não invasivos, você consegue tonificar o músculo do tchau em pouco tempo. Fale conosco para ver qual clínica perto de você oferece o tratamento Liftera!